ella kandy comboio
Featured,  Sri Lanka

Kandy – Nuwara Eliya – Ella: A viagem de comboio mais bonita do mundo?

Viajar de comboio no Sri Lanka é toda uma experiência cultural. Começa no momento em que o comboio está para chegar quando todas as pessoas que estão na plataforma se preparam para o combate. Quem será o primeiro a entrar no comboio? Quem é que vai ficar de pé? Claramente os turistas que não estão preparados!

Devo dizer que esta batalha dos comboios é muito pior em Colombo que nos outros sítios. Em cidades mais pequenas é um pouco mais pacífico. Depois, a viagem em si. As pessoas que estão em pé começam a perguntar aos que estão sentados quando é que vão sair para marcarem lugar. Ele há profissionais do comboio… Depois vêm os vendedores: chá, amendoins, mangostins, sandes de coisas incógnitas e pastéis fritos. É difícil passar fome nestas viagens.

1ª paragem: Kandy

De Colombo a Kandy a paisagem muda drasticamente. Começa com planícies e vegetação rasteira e à medida que nos aproximamos de Kandy a floresta vai ficando mais densa e a vista mais montanhosa.

Kandy é potencialmente a cidade mais bonita do Sri Lanka. Tem um lago gigante e uma herança cultural tanto Portuguesa como Holandesa. Vais ver muitas lojas chamadas Pereira ou Silva. É uma cidade simpática para se passar um dia, visitar o jardim botânico, o templo do dente e também é o melhor sítio para fazer uma day trip até Sigiriya.

O Kandy Lake Club tem um espectáculo de danças tradicionais todos os dias às 5 da tarde e é uma óptima forma de aprender mais sobre a cultura cingalesa. Aconselho-te a comprar/reservar mesmo pelo site deles porque há montes de pessoas a vender bilhetes falsos.

2ª paragem: Nuwara Eliya

E é de Kandy que partem os comboios rumo a uma das viagens mais bonitas do mundo. Prepara-te para te afogares numa imensidão de plantações de chá!

Decidimos parar em Nuwara Eliya durante um dia para visitarmos a região. Se pensas que todo o Sri Lanka é um lugar tropical e quente, estás bem enganado! Em Nuwara Eliya está frio e chove bastante regularmente. Isso combinado com a arquitectura colonial inglesa conferem-lhe o nome de Little England.

Aqui todos os tuk tuks oferecem tours de meio-dia pelas montanhas, cascatas e a visita a uma fábrica de chá. Nós fomos até à Blue Field Tea Factory onde fizemos uma visita guiada e aprendemos tudo e mais alguma coisa sobre chá. Só não aconselho a comprares na loja porque é 500% mais caro que no supermercado!

Probabilidades de perceberes o que o teu condutor de tuk tuk diz: 7.5%

3ª paragem: Ella

A melhor forma de visitar Ella é de mota. Existem dois sítios fantásticos para descobrir: o Little Adam’s Peak e a Nine Arches Bridge. Para chegar ao primeiro tens uma pequena caminhada de 15 minutos a subir, no topo encontra-se uma pequena estátua de Buda. Mas a melhor vista está a mais uns 20 minutos montanha abaixo, montanha a cima pelo caminho entre as ervas e vais lá chegar. E o que te espera é isto:

E à semelhança do aqueduto por onde passa o comboio do Harry Potter, a Nine Arches Bridge é uma ponte de 9 arcos, quase com 100 anos onde podes andar e, com sorte (ou planeamento), ver o comboio a passar.

Em Ella esticamo-nos um bocadinho com o alojamento, mas quando vi a vista da varanda não consegui resistir. Ficámos no Ella Nature Rock , um AirBnB (o único da viagem) com uma vista panorâmica para as montanhas de Ella e com o melhor pequeno almoço e jantar do Sri Lanka. Só tinha o problema de nos darem comida suficiente para 6 pessoas em vez de duas, mas eventualmente percebemos que isso era um problema universal.

Vista da “minha” varanda <3
Aquele pequeno jantar: Rice and Curry

E assim foram os meus dias pelas terras do chá, a parte mais verdejante do Sri Lanka!

Dicas rápidas

Custo: Andar de comboio é uma das formas mais económicas de te deslocares no Sri Lanka. Esta viagem completa demora 7 horas (eu fiz com uma paragem em Nuwara Eliya) e deve custar entre dois e três euros. O comboio Nuwara Eliya – Ella às 9:30 é lento e demora 5 horas ou mais. Mas custou 20 cêntimos! Optámos sempre por bilhetes de 2ª classe.

Nuwara Eliya: A estação de Nuwara Eliya chama-se Nanuoya e para o centro tens que apanhar ou um autocarro ou Tuk Tuk. A paragem de autocarros situa-se a três minutos a pé. Só tens que ir até à estrada principal (depois de uma pequena subida) e está logo do lado direito. Provavelmente vais ter imensos condutores de tuk tuk a dizer que não há autocarros, mas é mentira. Pergunta à pessoa do autocarro se vais na direcção certa e pagas 10 ou 20 cêntimos em vez de 5 euros (pelo tuk tuk). Não aconselho a ficar mais de uma noite em Nuwara Eliya, já que não há muito a fazer. E tenta ficar no centro, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado.

Horários: Podes consultar os horários dos comboios no site Seat 61.

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

3 Comments

Leave a Reply

%d bloggers like this: