nápoles itália
City Breaks,  Itália

“Nápoles não é uma cidade, é um mundo”

Esta frase, a do título, estava no letreiro de um restaurante em Nápoles e acho que não há melhor descrição possível. Ao sair da estação de estação de comboios percebe-se logo porquê. Aquelas ruas são um caos: os condutores regem-se por regras que nunca apareceram em nenhum código da estrada, as ruas estão sujas, as pessoas vêm dos quatro cantos do mundo e muitas das casas precisam de um “querido mudei a casa, versão extrema”. E mesmo assim Nápoles tem uma personalidade única à qual é impossível ficar indiferente.

Para mim, o melhor de Nápoles é andar por aquele labirinto de ruas coloridas, a desviar-me constantemente de vespas (muitas vezes conduzidas por crianças!) e fotografar os estendais cheios de lençóis brancos.


Mas claro que Nápoles é muito mais do que isso. Como todas as cidades italianas tem igrejas a dar com um pau, praças, palácios, castelos e até algumas das estações de metro mais bonitas do mundo.

Aqui vão algumas sugestões do melhor que há para fazer em Nápoles com uma pequena nota de que há muito mais para descobrir se o tempo o permitir. 

As igrejas: Duomo di Napoli e Cappella Sansevero

O duomo de nápoles também parece reger-se pelos seus pelos seus próprios horários. Esperámos até às 4 e tal que abrisse, mas valeu a pena. A gigante catedral está luxuriosamente decorada em todos os cantos e no tecto (adoro tectos!) podem ver-se pinturas e muito ouro.

Mas é a Cappella Sansevero que ganha a medalha de igreja mais impressionante em Nápoles. Famosa pela escultura do Cristo Velato – onde o mármore parece tecido – esta capela é toda ela uma obra de arte.

Source: Grande Napoli

Monumentos

Já na baixa da cidade existe uma data de monumentos que merecem ser vistos. As Gallerias Umberto I, à semelhança das Vittorio Emanuele II, estão a ser recuperadas e parecem ir ficar tão bonitas como as de Milão. Mesmo ao lado estão a Piazza del Plebiscito e o Palácio Real. A caminho da piazza encontrámos uma óptima loja de gelados e a “Antica Pizza Fritta da Zia Esterina Sorbillo”, umas da pizzas fritas mais famosas de Nápoles! É uma zona perigosa para o colesterol, mas sabe tão bem!

Por fim, está na altura de aproveitar a vista incrível que Nápoles tem sobre o Vesúvio. Passear à beira mar é uma das actividades mais prazerosas que podes ter nesta cidade. E situado numa península está o Castello dell’Ovo, a fortificação mais antiga de Nápoles.

Estações de Metro

Não estando satisfeitos com as maravilhas da superfície, Nápoles ainda conta com uma magnífica colecção de estações de metro, chamadas “Art Stations”. Para as explorares como deve ser tens mesmo que comprar um bilhete de metro e entrar e sair em cada uma, mas o esforço compensa! As melhores são: Toledo, Università e Garibaldi.

 

Estação e Toledo. Source: ddlstudio

Napoli Soterranea

Pela bicha que se formou à porta deste sítio suponho que seja muito giro! Uma incursão ao passado da cidade com cisternas, túneis e muita história. Só é possível de visitar com visita guiada.

Source: ddlstudio

Onde comer

Ora, um amigo meu napolitano deu-me esta lista enorme de restaurantes em Nápoles. Não fui a nenhum (desculpa, Cristiano), mas não tivemos tempo ou fome para tal. Sei que as pizzas do Sorbillo são muito famosas (não só as fritas, eles também têm normais) e que será um bom lugar para experimentar “la vera pizza napoletana”. 

– Nennella
– San pietro
– Michele
Sorbillo
– La masardona
– 50 kalo
– Nennella
– Nannì
– Zio jack
– El poble
– Crudorè
– Punto Nave
– A cantinella

E por fim, Nápoles é uma cidade que merece mais do que um dia de visita. Tem uma cultura, pessoas e até língua muito próprias, diferentes do resto de Itália. E é por isso que é um pouco o seu próprio mundo.

Boas mudanças!!

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: