Criatividade ao Poder #2: As 10 melhores campanhas de 2016

Se há coisa que me apaixonada na publicidade é a capacidade de mudar comportamentos. Normalmente as campanhas são desenhadas e concebidas com o objectivo de levar as pessoas a comprar produtos ou serviços. Mas a publicidade ou criatividade (como gosto de lhe chamar) tem o poder de educar, envolver e provocar reacções que podem mudar o mundo para melhor.

Portanto, e para provar que tenho razão (!) escolhi uma lista de 10 campanhas de 2016 que mostram exactamente como é que ideias, muitas vezes simples, podem ter tanto impacto.

The Swedish Number | +46 771 793 336

Anunciante: Swedish Tourist Association

Agência: Ingo Estocolmo

Em 2016 a Suécia foi o primeiro país do mundo a ter o seu próprio número de telefone. Qualquer pessoa pode ligar e a chamada será redireccionada para uma pessoa aleatória que vive na Suécia. Depois, ambos podem falar sobre qualquer coisa.

Esta campanha foi algo de completamente inovador e disruptivo que contribuiu para uma das coisas que eu mais gosto: quebrar estereótipos. Haverá melhor forma de sabermos como são os Suecos do que falarmos com eles?

 

The second scoreboard

Anunciante: TeleTica

Agência: J. Walter Thompson, Costa Rica

Um dos temas de sempre e para sempre: a violência doméstica. Quantas campanhas terão realmente a capacidade de impedir um homem de bater numa mulher? Pelos vistos, esta teve. Criatividade no seu melhor.

Guns With History

Agência: Grey Nova Iorque

Anuciante: States to Prevent Gun Violence

As histórias de acidentes com armas são o pão nosso de cada dia nos Estados Unidos. A posse de arma é permitida em quase todos os estados e é um perigo para pessoas de todas as idades, tamanhos e feitios. Esta campanha obrigou potenciais compradores de armas a enfrentarem as consequências de ter uma arma por perto. Já é de 2015, mas vale a pena ver até porque foi feita por um português!

Libresse – Blood

Agências: AMV BBDO

Anunciante: Bodyform

Quando a menstruação ainda é um tabu, nada como um anúncio sobre sangue para provar que nada pára as mulheres 😉

Charlie Hebdo Box

Agência: Fuel (Portuguesa)

Anunciante: Público

Um ataque à democracia e à liberdade de expressão só pode ser combatido com mais liberdade. Este gesto simples foi um ato de encorajamento aos jornalistas e cartoonistas de todo o mundo para não se renderem ao medo e para continuarem a escrever e a desenhar como sempre fizeram. Porque a arma mais poderosa de todas é a liberdade.

Santa Forgot from Alzheimer’s Research UK

Anunciante: Alzheimer’s Research Reino Unido

Agência: Freuds

A demência que mais pessoas afecta neste mundo, o Alzheimer, passa muitas vezes despercebida. Creio que é difícil relacionarmo-nos com uma doença quando não nos afecta pessoalmente nem aos que nos rodeiam. E esta campanha faz exactamente isso: põe-nos a pensar como seria se uma figura que nos é próxima e querida tivesse esta doença.

H&M New Autumn Collection 2016

Anunciante: H&M

Agência: Forsman & Bodenfors

O que é ser mulher? Quando o mundo inteiro parece ter uma opinião sobre isso, especialmente os homens, este anúncio mostra que ser mulher é tudo menos preto no branco.

Role Models | Hillary Clinton

Cliente: Hillary Clinton

Agência: Droga 5

Nunca fui particularmente fã da Hillary Clinton, mas até ao dia e hoje ainda me pergunto como é que uma mulher, um imigrante ou simplesmente pessoa decente conseguiu votar no Trump quando as suas afirmações (ou delírios) nem o deviam deixar concorrer à presidência. Que efeitos vão ter 4 anos de uma liderança machista, racista e nacionalista nas gerações mais novas?

RULE YOURSELF | MICHAEL PHELPS

Anunciante: Under Armour

Agência: Droga 5

Este anúncio é poesia para os olhos e ouvidos. O que está por trás do melhor desportista de todos os tempos? E para mim dos melhores copys do ano: “It’s what you do in the dark that puts you in the light”

Doctor

Anunciante: AMCV

Agência: Fuel

Será este o diagnóstico mais mortal de todos?

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s