tailandia krabi 1
Tailândia

Como um macaco gosta de bananas eu gosto de Krabi

Depois de Koh Tao estava mesmo a precisar de um sítio para descansar e foi isso que encontrei em Krabi. No Hostelworld tinha descoberto um hostel chamado The Bananas que parecia o sítio perfeito. Cabaninhas em bambu, no meio do nada (meia hora de Krabi) e a promessa de um paraíso na terra.

Chegar lá não é particularmente barato principalmente se estiveres sozinha/o como eu. 800bht para um táxi desde a estação da Lomprayah (longe do terminal de autocarros de Krabi). Mas depois de lá chegares vais ver que vale a pena.

O hostel não tem muita gente e está no meio da selva. Tem um deck que vai até à água onde podes nadar quando a maré está cheia (água a uns 35 graus!!), um baloiço com estas paisagens maravilhosas como cenário de fundo e montes de camas de rede a pedir um livro. É um sítio simples, mas perfeito para descansar e ler. Como está longe de tudo tem um restaurante com comida óptima a preços razoáveis.

No primeiro dia estive basicamente de papo para o ar a absorver aquilo tudo e no dia seguinte fui com mais três raparigas fazer a uma tour por várias ilhas da região. Como o jantar é num sítio comum e é super fácil de travar amizades e conhecer pessoas. Consegui, em 5 minutos, convencer todas as pessoas da minha mesa a alinhar na viagem às ilhas no dia seguinte! Depois agradeceram-me veementemente o convite :p

Tour das três ilhas

Este foi um dos meus dias preferidos da minha viagem à Tailândia. A beleza natural é simplesmente arrebatadora e passar o dia rodeada de mar, ilhas paradisíacas e formações rochosas incríveis foi simplesmente perfeito.

Fomos até ao porto numa motozinha que foi transformada num género de tuk tuk que conseguia transportar 5 pessoas! Estes gajos deviam ir todos para engenharia!

Descemos até ao barco, cumprimentámos o nosso sorridente capitão e o resto foi assim:

O nosso capitão foi o maior em ter-nos levado para os sítios mais sossegados e com menos turistas. Se tiveres a possibilidade não faças a viagem com um grupo grande (máximo 5 pessoas).

Chegámos em boa hora. Estava para começar uma chuva tropical!

Adorava ter ficado mais um ou dois dias, mas os meus amigos de Koh Tao estavam todos nas ilhas Phi Phi e prometi-lhes que ia lá passar uma noite para festejarmos/para nos despedirmos. A volta é mais barata, porque o autocarro passa em frente ao hostel (tens que acenar para parar e não ficar ali a olhar como eu) e custa só 100 bht até ao centro de Krabi.

Este é daqueles sítios que eu voltava num piscar de olhos. Toda a gente comentava que facilmente conseguiriam passar ali uma semana. Sim, é assim tão bom. Para além das tours podes sempre alugar kayaks, motas ou bicicletas e visitar as praias paradisíacas das redondezas.

Supostamente à noite dá para ver plancton luminoso mas nós tentámos duas vezes e nada. Acho que tem que estar maré cheia e lua nova, mas enfim, caminhadas ao luar às 5 da manhã são sempre fixes.

Dicas rápidas: 

Transporte para Krabi: Krabi é um dos destinos mais famosos da Tailândia e por isso é muito fácil de lá chegar. Eu fui directamente de Koh Tao o que fez com que a minha melhor opção fosse a Lomprayah. Contudo, existe um aeroporto e um porto com barcos que vêm de Pukhet, Koh Lanta, Koh Phi Phi e Koh Lipe por isso chegar a Krabi não é um problema. Podes usar o site 12GoAsia para veres horários e várias opções mas os tailandeses estão habituados a pessoas que marcam tudo em cima da hora, por isso manter um itinerário aberto não é problema.

Koh Tao – Krabi: 1000bht; 6 horas de viagem

Krabi – Koh Phi Phi: 350bht; hora e meia de viagem

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: