melbourne austrália
Austrália

Melbourne: uma pitada de Europa com um cheirinho a Nova Iorque

Aaaah, Melbourne. Sabes aqueles sítios onde nos sentimos imediatamente confortáveis e em casa? Foi assim que me senti assim que saí da Melbourne Central e comecei a explorar o centro da cidade. Melbourne vibra! As pessoas, a arte urbana, a cultura e claro, a “food scene”. Parece que toda a gente em Melbourne é viciada em comida e por todo o lado há cafés, bares e restaurantes de todo o mundo, para todos os gostos e dietas da moda. Adoro a palavra todo!!

Claro que as pessoas que conheces têm sempre um peso importantíssimo e tive a sorte de ter um host que me levou logo a uma festa de anos com imensos amigos dele. No dia seguinte conheci um rapaz de Melbourne através do Couchsurfing com quem me dei super bem e que me mostrou algumas partes da cidade. Por isso, a minha introdução a Melbourne não podia ter sido mais feliz.

E o que é que há para fazer em Melbourne? Imensa coisa! Infelizmente só tive dois dias para ver a cidade, mas ficam aqui as minhas melhores dicas e espero que gostes de Melbourne tanto quanto eu! 🙂

1) Self Guided Walking Tour: Se há coisa que distingue Melbourne de todas as outras cidades, são as suas “laneways”. Ruas estreitas, meio escondidas com pequenas pérolas para descobrir. Deixo-te aqui um link que o meu host me enviou no primeiro dia e que me guiou muito bem pelas melhores lanes da cidade.

2) Street Art: Melbourne é um destino de sonho para todos os amantes de arte urbana. Montes e montes de murais incríveis, alguns ainda “em construção” como mostra a foto de cima.

3) Free Walking TourEsta é uma das minhas sugestões habituais. Na Austrália não achei estas tours nada de especial, mas como são gratuitas também não magoam ninguém. A de Melbourne começa todos os dias às 10.30 ou 14.30 e tem a duração de duas e meia a três horas.

4) State Library of Victoria: Quem é que não adora bibliotecas? 😀 A jóia da coroa da biblioteca de Melbourne é uma sala chamada “The La Trobe Reading Room”. Uma sala octogonal, com uma cúpula gigante. Pode ser visitada diariamente e muitas vezes até têm visitas guiadas gratuitas! Toda a informação sobre o que podes ver e fazer durante a tua visita aqui.

Rights: Wikipedia

5) Festivais: Melbourne é uma cidade com muita coisa a acontecer. Quando a visitei foi mesmo na altura do International Comedy Fest, que decorria durante o mês de Abril. Dezenas de gigs e espectáculos de stand up comedy a preços muito razoáveis. Por isso faz uma pesquisa rápida e vê se há alguma coisa fixe a acontecer à tua volta.

6) Come o mundo: Como disse na introdução, Melbourne tem restaurantes de todo o mundo. A Austrália é um país de imigrantes e por isso é o lugar perfeito para provar um bocadinho que cada país. Posso recomendar o delicioso restaurante Delhi Streets. Comida espectacular (muita comida!) a preços muito razoáveis.

Só as entradas!

7) Conhece os locais: O que me fez apaixonar pela Austrália foram mesmo as pessoas! Super acolhedoras, simpáticas e divertidas. A comunidade de Couchsurfers é bastante grande na Austrália e por isso não podia deixar de ser uma das minhas recomendações.

E é isto! Claro que se tiveres tempo podes sempre explorar St. Kilda (praia) ou a Phillip Island que tem pinguins. Se não, é aproveitares esta cidade que tem ruas e edifícios tão europeus (incluindo eléctricos) e uma vibe muito nova iorquina!

Dicas rápidas:

Transportes: quando chegares à Melbourne Central podes comprar um cartão MyKi e carregá-lo de acordo com  a área onde vais ficar. Eu estava nos subúrbios, mas tive a sorte de estar na cidade durante um fim de semana o que significa que podes ir a todo o lado com 6 dólares. Se ficares num alojamento central, duvido que vás precisar de transportes, a cidade faz-se super bem a pé.

Aeroporto – Cidade: Esta dói um bocadinho. Só existe uma forma de transporte público para o aeroporto de Melbourne e, como tal, os preços praticados são ridículos. 19 dólares por um bilhete para o shuttle que te leva até à estação central de comboios e transportes de Melbourne.

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

2 Comments

Leave a Reply

%d bloggers like this: