pad thai tailandia comida
Tailândia

12 (+1) Pratos Tailandeses de deixar água na boca

Antes de começar a minha viagem, uma das coisas que mais me preocupava era a comida. Entre potenciais intoxicações alimentares e a perspectiva de cada uma das minhas futuras refeições poder ser extremamente picante, não sabia bem se ia ter que sobreviver um mês a Bolacha Maria ou de Água e Sal.

Mas felizmente (ou não) apaixonei-me pela cozinha tailandesa. Rapidamente percebi que quanto pior parecia o “estabelecimento” melhor era a comida e que só restaurantes turísticos com comida “Western” eram propícios a mandarem-te directamente para a casa de banho.

Por isso, aqui está a lista de refeições que não deves falhar na tua viagem à Tailândia.

Pad Thai

O item presente em todos os menus (em sítios turísticos) do país. Acho que em média comia um Pad Thai por dia. Para além de ser barato (entre 70 cêntimos a 2 euros), é tão saboroso! Tem uma mistura de molhos (peixe, ostra), açúcar de cana e é um salteado de noodles de arroz, ovo e frango. Quando é servido deves espremer a lima por cima e salpicar com amendoins.

Exemplo de receita aqui.

Pad See Ew

Outro salteado, desta vez com molho de soja! No Pad See Ew os noodles são mais largos e tal como o Pad Thai também costuma levar frango e vegetais. Brócolos pequenos, por exemplo.

Exemplo de receita aqui.

Spring Rolls

Rolinhos de vegetais e rebentos de soja, fritos que servem de snack e que podem ser comprados em barraquinhas na rua. Costuma vir acompanhado de um molho chili agridoce.

Spring Rolls com Salada de Papaia

Exemplo de receita aqui.

Roasted Duck and Noddles

Noodles com pato assado é um dos meus pratos preferidos! Comi dois maravilhosos, um num mercado em Bangkok e outro em Koh Tao. Também existe a versão com porco assado e a versão sopa. Todas fantásticas!

Caril (Vermelho, Verde, Massaman, Panang, Khao Soi)

Existem imensos tipos de Caril na Tailândia. E apesar de não me ter aventurado muito por estes mundos por ter medo de criar um incêndio nos meus órgãos internos, acho que são um “must-eat”. O caril Panang (com amendoins) e Massaman (origem de regiões islâmicas) supostamente são os menos picantes comparativamente ao verde, por exemplo.

Chicken with Cashew Nuts

Este é um prato muito guloso com frango e cajus à mistura. É muito parecido ao estilo chinês, que até podes encontrar nalguns restaurantes aqui, com um molho algo agridoce. Simples, mas delicioso.

Exemplo de receita aqui.

Fried Rice

“Arroz Frito” é um prato quase universal no sudoeste asiático. Não é mais do que arroz salteado num wok com ovo, legumes e opcionalmente frago, regado com alguns molhos. Mas é um prato que sabe sempre bem, um pouco ao estilo do Pad Thai.

Fried Basil and Pork

Este é o prato mais popular na Tailândia, mas nem sempre o preferido dos turistas. Pode ser feito com todos os tipos de carne e consegues encontrá-lo um pouco por todo o lado, mas tem cuidado, por ser tão tradicional, também é mais picante do que o normal.

Sopa de Dumplings

Só encontrei esta sopa numa banca num mercado em Chiang Mai e foi-me recomendada por um amigo meu. Os Dumplings, frescos, eram suaves e deliciosos, bem como o caldo em que estavam preparados. Tão bom!

Banana Pancakes

Partindo para situações mais doces, começo pelas belas “panquecas”, também chamadas roti (como na Malásia). São uma camada fina de massa crocante recheada com banana e coberta com chocolate derretido. Apesar de durante o dia estar demasiado calor para isto, à noite é uma óptima sobremesa para depois de um Pad Thai.

Mango Sticky Rice

Esta é a minha sobremesa Tailandesa preferida. Um género de arroz doce do Oriente. O arroz “sticky” é cozinhado primeiro em água, normalmente, e depois em creme de coco (“natas de coco”) com açúcar de palma e um bocadinho de sal. No fim é servido com manga madura (e a Tailândia tem das melhores mangas do mundo) e mais um pouco de creme de coco por cima. Perfeito!

Exemplo de receita aqui.

Smoothies e Fruta

Isto não é bem um prato, mas é comida na mesma. Os smoothies são a melhor forma de te refugiares do calor e são simplesmente fenomenais. Pede sem açúcar, porque se não eles mandam-lhe com uma colher gigante de calda de açúcar que tira todo o lado saudável à coisa. Manga, Maracujá, Ananás, misturas… tens de tudo.

A fruta é muito fácil de encontrar nos mercados. Aposta na fruta tropical, que é completamente diferente de cá.

Para os mais corajosos: Tom Yum

Só provei um niquinho desta sopa, porque já sabia que vinha lá coisa ardente. É-lhe característico e não é possível pedir um Tom Yum não picante. Acho que para quem aguenta bem é obrigatório provar esta sopa tradicional de marisco, também famosa na vizinha Malásia, principalmente em zonas costeiras. Eu não tenho grande opinião sobre o prato, mas toda a gente o recomenda, por isso tinha que constar da lista!

 

E pronto, aqui estão alguns dos pratos mais fabulosos da Tailândia. Infelizmente tudo isto engorda imenso, já para não falar dos baldes de vodka ou rum das festas, mas depois com uma dieta da sopa a coisa passa. Aconselho-te a provar de tudo, sem medos. Leva só uns comprimidos para o estômago :p

PS: Se fores mariquinhas como eu, podes pedir sempre “not spicy”. Resulta muito bem, eles estão habituados.

 

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: