Irão

Desvendar o Irão: tudo o que deves saber antes de ir (parte 2)

continuando o overflow de informação…

Alojamento

O alojamento no Irão não é algo particularmente barato. Um quarto num hotel começa nos 50€ e vai por aí a cima. As minhas opções preferidas são hostels, homestays e couchsurfing, sendo que os últimos dois são ilegais, mas a melhor forma contactar com os locais e de aprender mais sobre a cultura Iraniana.

As Homestays são um conjunto de quartos em casa de iranianos que foram transformados para um propósito turístico. Muitas delas podem ser encontradas no Booking ou Google. Os preços são iguais aos dos hostels, mas normalmente a comida é melhor!

Couchsurfing

Apesar de ser ilegal o Couchsurfing é extremamente popular no Irão. Muitos jovens têm uma sede gigante de conhecer estrangeiros e uma das melhores formas de o fazerem é através desta plataforma.

O nível de hospitalidade dos Iranianos é uma loucura, por isso não envies mais do que um ou dois pedidos por cidade, porque em princípio serão aceites. Depois prepara-te para fazeres tudo com o teu host, teres jantares cozinhados pela mãe dele e um quarto só para ti enquanto ele dorme na sala!

A minha mãe adoptiva iraniana!

Apesar de ter tido uma experiência incrível aconselho-te, como sempre, a leres bem as reviews e os perfis porque há várias pessoas a tentar fazer negócio do Couchsurfing. Leva uma pequena lembrança para a tua família, vão adorar!

Nunca refiras à polícia ou pessoas na rua que estás a fazer Couchsurfing. A ti provavelmente não te vai acontecer nada, mas pode ser um problema para o teu/tua host.

Autocarros

Os autocarros são a melhor forma de viajar pelo Irão. São bastante frequentes, mais rápidos que os comboios, vão a todo o lado e os VIP são muito confortáveis (e baratos). Para além disso são toda uma experiência cultural com direito a filmes iranianos, música e snacks capazes de dar diabetes a qualquer um! Os autocarros não têm casas de banho.

Não é possível para estrangeiros marcar autocarros fora do país, mas isso não é necessariamente um problema. A não ser que visites numa altura de enchentes como o Norwuz ou Ramadão consegues comprar o bilhete na estação no dia antes ou mesmo no dia em si.

Se, de qualquer forma, quiseres marcar antes, podes fazê-lo pela TAP Persia. Eles ajudaram-me imenso durante toda a viagem e são impecáveis no serviço ao cliente.

Comboios

A rede de comboios é bem mais reduzida que a rede de autocarros. É possível viajar entre Teerão, Kashan, Isfahan, Shiraz e Yazd de comboio, mas demoras mais tempo do que de autocarro. Contudo, as viagens nocturnas de comboio em primeira classe são mais confortáveis do que as de autocarro.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas estações.

Aviões

Existem muitos voos domésticos entre cidades no Irão, mas como os aviões deles de vez em quando caem não aconselhava muito… Eu, que odeio voar, nem pus essa opção na mesa. A Mahan Air é supostamente uma das mais seguras.

Táxis e Snapp

O meio mais comum para te transportares dentro das cidades. Os táxis estão por todo o lado e tens sempre que perguntar o preço primeiro. Convém teres a morada em persa, porque a maioria dos taxistas não sabe ler o nosso alfabeto. Por seres turista vais ser aldrabado/a no preço por isso tenta baixá-lo um bocado.

O Snapp é o Uber versão Iraniana. Se tiveres um cartão SIM Iraniano podes instalá-lo e usufruir de preços quase criminosos (um terço do táxi). Se não conseguires instalar podes sempre pedir ao teu host ou ao pessoal do hostel para chamar um por ti. O preço é definido desde o início por isso não há negociações.

Regras, Etiqueta e os Iranianos

Vamos lá à lista!

– Tira os sapatos sempre que entrares em casa de alguém.

– Homens cumprimentam-se com um aperto de mão, mulheres também. Homens e mulheres não se cumprimentam, só um aceno de cabeça e um sorriso.

– É normal que os iranianos te convidem para tudo. Diz que sim! Excepto se forem guias turísticos :p

– É normal que te perguntem sobre o teu trabalho e quanto é que ganhas.

– Os iranianos são persas e não árabes. Não confundas!

– Os iranianos mais novos costumam falar inglês.

– Aprende algumas palavras básicas. Olá = Salam; Obrigado = Merci

– Toda a gente faz operações ao nariz!

– Assoares-te em público é considerado uma falta de respeito.

– No metro de Teerão existem carruagens só para mulheres.

– Eu viajei com um amigo meu e tenho a certeza que toda a gente achava que nós eramos casados. Se fores com um/a namorado/a não dêem as mãos ou beijos em público, é ilegal.

– As mulheres não podem andar de bicicleta.

– Não podes fotografar nenhum tipo de edifícios governamentais. Normalmente existem sinais a dizer que fotografias são proibidas. Eles levam isto mesmo muito a sério.

– Sexta-feira é um dia sagrado e por isso há muita coisa que fecha ou autocarros que não partem.

Comida

A comida iraniana é deliciosa. Nas ruas o mais fácil de encontrar são Kebabs e Fast Food porque comida tradicionalmente iraniana é feita em casa. Se fizeres Couchsurfing ou ficares em Homestays vais certamente comer a melhor comida iraniana que há. Se não, pergunta no teu hostel onde é que deves ir comer!

Álcool

Nada. Niente. None. Mega ilegal, mega proibido. Existem algumas “cervejas sem álcool” que são muito horríveis. Muitos iranianos compram álcool no mercado negro ou fazem-no em casa, mas se forem apanhados pela polícia podem levar 80 chicotadas…

Por isso aconselho-te a teres muito cuidado com isto. O mesmo se aplica a drogas.

Água

Surpreendentemente a água da torneira é potável no Irão! E em todo o lado existem postos gratuitos para encher garrafas e beber água fresca. Aproveita.

Casas de banho

Mais um pequeno choque cultural. Quase todas as casas de banho no Irão são buracos no chão sem papel higiénico. Têm o ponto positivo de serem gratuitas e o negativo de muitas vezes serem nojentas. Não se pode ter tudo…

Aconselho-te a andares sempre com toalhitas higiénicas contigo ou lenços de papel, mas não os mandes pelo buraco, porque vai entupir!

Segurança

Para um país que é considerado como um dos mais perigosos do mundo, tudo nos pareceu muito seguro. O nível de crime de rua é baixíssimo. Não existem carteiristas, assaltos ou nada dessas coisas. Andar nas ruas é perfeitamente seguro a qualquer hora.

Também não existem bombas a explodir ou Estado Islâmico nas ruas!

Internet, SIM & VPN

Abril 2018: de momento parece que existem alguns entraves aos SIM card para turistas. Nós comprámos facilmente o nosso no hostel e por isso não sei bem se é verdade ou não.

São raros os lugares onde podes encontrar wifi no Irão. Para além dos hostels e cafés turísticos não existem em mais lado nenhum. A melhor forma é mesmo arranjares um cartão SIM com um plano de dados. Nós pagámos 3€ para 2GB.

Certifica-te que o teu telemóvel está desbloqueado antes de ires.

Como muitos sites estão bloqueados no Irão (Facebook, Youtube, Twitter) aconselho-te a levares uma aplicação de VPN no telemóvel. Eu optei pela Turbo, que funcionou razoavelmente bem e é gratuita. A Express VPN, parece ser das melhores mas é paga.

O Whatsapp funciona sem VPN e é a melhor forma de comunicar com os hostels, guias, etc.

*Não conseguimos fazer hotspot com as redes de lá.
E acho que acabei a lista interminável de dicas e informações úteis. Espero que ajude e se ainda tiveres alguma dúvida, comenta 😉

Boa viagem!

Alfacinha germinada e cultivada num cantinho à beira mar plantado, a Inês tem uma certa inquietação que não a deixa ficar muito tempo tempo no mesmo sítio. Fez Erasmus em Paris, trabalhou em Istambul e em Portugal, fez um mestrado em Creative Advertising em Milão e agora trabalha no Reino Unido. Viajar, criatividade, cozinhar, dançar e ler são algumas das suas paixões. A combinação de algumas delas deu origem a este blog, o Mudanças Constantes. Bem-vindos!

One Comment

Leave a Reply

%d bloggers like this: