Nunca ter visitado Sevilha era uma das minhas grandes falhas como viajante dedicada – até porque é mesmo já ali ao lado – contudo a oportunidade nunca tinha surgido. Mas como a forma mais barata de chegar do Algarve a Milão era por Sevilha, estava criada a oportunidade perfeita. Excepto que era em Julho!
Por isso, foi com algum entusiasmo e medo que nos fizemos à estrada com esperança que os encantos de Sevilha nos fizessem esquecer os prometidos 38º graus. E foi assim que aconteceu:
Praça de Espanha
Construída para uma “expo” Ibero-Americana em 1929 (porque é que já ninguém constrói coisas destas para exposições?!), a Praça de Espanha de Sevilha é um marco obrigatório com uma arquitectura e detalhes absolutamente fantásticos. É aquele lugar perfeito para uma passegiata – adoro esta palavra italiana – e também já foi o palco de cenas do Star Wars e Lawrence of Arabia.
Real Alcázar de Sevilla
Confesso que sendo uma fã de Game of Thrones, e sabendo que havia cenas que foram filmadas em Sevilha, fui logo procurar como é que as podia visitar. E descobri que o Real Alcázar de Sevilha foi convertido em Dorne para a série. Mas este palácio é muito mais do que um cenário fictício.
Os seus complexos mais antigos remontam ao século XI e a influência árabe e islâmica é inegável. A geometria, os azulejos, os tectos detalhados e os jardins com inúmeras fontes onde a água é o elemento principal, tornam este palácio no lugar mais apetecível de Sevilha.
É essencial comprar os bilhetes online, porque as filas são gigantes e lentas. O site é este.
Plaza de Toros de la Maestranza
É inegável que as touradas são um elemento fulcral da cultura Andaluza. Apensar de não ter tido tempo para visitar o interior da Praça de Touros, dar a voltar a este edifício foi uma das minhas partes preferidas deste dia.
Os bairros antigos
Perto da bela Catedral de Sevilha está o famoso bairro de Santa Cruz que não perdeu o seu charme mesmo com a massificação do turismo. Desliga o Google Maps e deixa-te levar pelas suas ruas labirínticas, casas coloridas e restaurantes de tapas.
Triana, do outro lado do rio, era um bairro cigano e das suas ruas saíram alguns dos mais relevantes artistas de flamenco e toureiros espanhóis. O mercado de Triana também está cheio de coisas boas.
Metropol Parasol
Numa cidade onde tudo cheira a antigo e tradicional, este miradouro com uma arquitectura futurista parece completamente deslocado de tudo. Pelo preço (3€) acho que vale a pena visitar até porque é muito mais giro do topo, tanto a estrutura como a vista.
Lá perto há uma gelataria chamada “Bolas” (aplauso para o nome) com gelados artesanais E ar condicionado.
Sevilha é certamente uma cidade que vale a pena nem que seja apenas só por umas horas bem preenchidas!
One Comment
Pingback: